A Neoenergia iniciou as obras de implantação da linha Itabapoana, localizada entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Serão construídos 239 km de linha, em circuito duplo, entre as subestações Mutum (MG) e Campos 2 (RJ), com tensão em 500 kV. A licença de instalação, que permite a construção do projeto, foi emitida pelo Ibama.

De acordo com a companhia, o projeto foi adquirido no lote 3 do leilão realizado pela Aneel, em dezembro de 2018. A LT Itabapoana possui sinergia operacional com outro projeto adquirido pela companhia no mesmo leilão, a LT Guanabara (lote 2). O ativo terá 328 km de extensão, no Rio de Janeiro, e prevê a construção da nova subestação Campos 2.

Parte dos recursos para a instalação do ativo é proveniente de uma emissão de títulos verdes realizada pela Neoenergia em março de 2020. A empresa informou ainda que a implantação do projeto auxiliará a região ainda com a criação de postos de trabalho. A estimativa da empresa é de gerar 1,5 mil empregos diretos e mais de 2,2 mil indiretos.