A SolarEdge, fabricante de inversores fotovoltaicos e desenvolvedora de tecnologias Smart Energy, lançou no Brasil um novo inversor trifásico com tecnologia Synergy e capacidade de até 120 kW. Projetado para aumentar a lucratividade de instalações UFV de larga escala, o equipamento SE-120K permite o sobredimensionamento de até 150% para maximização da geração de energia em comércios e indústrias.

A solução inclui retificador noturno de Potencial de Degradação Induzida (PID) para evitar a degradação da performance dos módulos que pode levar à redução da produção energética ao longo do tempo. Outro recurso é o de pré-comissionamento, que permite aos instaladores validar completa e automaticamente os componentes do sistema a partir de seus smartphones, antes da conexão à rede. Isto acelera significativamente o processo de instalação, sinalizando e resolvendo quaisquer potenciais problemas de cabeamento ou conectividade com antecedência.

O design leve e modular também significa que unidades individuais podem ser instaladas por uma equipe de apenas duas pessoas sem a necessidade de equipamentos especializados, trazendo mais economia de tempo e custo. Além disso todos inversores são compatíveis com baterias, adaptando-se à evolução das demandas futuras.

A tecnologia Synergy divide a funcionalidade em três unidades independentes, que são controladas por uma única interface de gerenciamento. O período de atividade do sistema é aumentado, garantindo que, caso haja uma falha técnica em uma das unidades o resto continuará gerando energia. Além dos recursos avançados de segurança, incluindo proteção integrada contra falhas de arco e desligamento rápido, a solução apresenta proteção adicional com sensores térmicos integrados e dispositivos de proteção contra surtos e panes.

Com os planos de seguir avançando em Smart Energy, a SolarEdge vem atendendo a uma gama de segmentos através de um portfólio de produtos fotovoltaicos, armazenamento e soluções de backup, carregador de VE, gerenciamento de energia residencial, serviços de rede e plantas de energia virtuais, além de baterias e soluções de fornecimento de energia ininterruptas (UPS).