A CEEE Equatorial vai investir aproximadamente R$ 11,5 milhões em dez projetos de eficiência energética para iluminação pública em sua área de concessão, dentro do programa E+ Luzes na Cidade. A iniciativa acontece por meio de Chamada Pública regulada pela Aneel e prevê a substituição de 15 mil lâmpadas, além de braços de sustentação dos postes de luz.

O primeiro município beneficiado foi Caraá no final do ano passado, com a troca de 2.176 luminárias de vapor de mercúrio e sódio por unidades LED e dos braços de sustentação da iluminação pública do município. Ações semelhantes serão realizadas em outras nove cidades do Litoral Norte, da região Carbonífera, além da Campanha e região Sul.

O Grupo Equatorial, com distribuidoras no Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá e Rio Grande do Sul, investiu, por meio do programa de eficiência energética, R$ 327 milhões nos últimos cinco anos de atuação em ações de eficientização em suas concessões.

As atividades vão desde troca de lâmpadas em cidades até atividades em comunidades, incluindo normalização de clientes, melhoria de rede elétrica, substituição de geladeiras, chuveiros e outros serviços. Ao mesmo tempo a empresa dá dicas de eficiência aos clientes para que o consumidor entenda a melhor forma de consumir eletricidade e consiga fazer com que o preço da conta de luz seja acessível ao seu orçamento.