EDP inaugura SE em São José dos Campos

Com investimento de R$ 24 milhões, empreendimento beneficiará aproximadamente 72 mil pessoas

A EDP SP inaugurou na última quinta-feira, 31 de março, a Estação de Transformação de Energia Santa Luzia, no município de São José dos Campos. Com investimento de R$ 24 milhões, a subestação beneficiará aproximadamente 18 mil clientes, entre residências, comércios e indústrias, o que corresponde a cerca de 72 mil pessoas.

A cidade de São José dos Campos, que já contava com oito subestações e 595 MWA de capacidade de transformação instalada, tem agora seu sistema expandido em 7%, passando para 635 MVA, o que proporciona mais robustez e flexibilidade operacional a todo o município. Equipado com as últimas tecnologias relacionadas a eficiência, segurança e sustentabilidade, o empreendimento tem capacidade de 40 MVA e conta também com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo e transformadores de potência que utilizam óleo vegetal, mitigando impactos ao meio ambiente. A subestação é 100% digitalizada, com sua supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota.

De acordo com a companhia, para conectar a Estação Santa Luzia ao sistema da distribuidora, foi construída uma nova rede aérea com 22 km de extensão, com tecnologia de fiação compacta e protegida, mais resistente a agentes externos como vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, foram implantados 730 postes e instaladas oito chaves de proteção e de manobras de carga, soluções que contribuem para limitar, de forma automatizada, a abrangência de possíveis ocorrências de interrupção no fornecimento de energia.