A Enel Rio (RJ) informou que as fortes chuvas com ventos que atingiram a Costa Verde nos últimos dias, a mais crítica na história da região, afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. A distribuidora quadruplicou o seu efetivo em campo para restabelecer o fornecimento de energia dos clientes afetados e trabalha em conjunto com as prefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Os temporais provocaram alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra dificultando o acesso e deslocamento das equipes da distribuidora.

No momento, ainda existem muitas barreiras que impedem o deslocamento das equipes e o acesso dos carros pesados da companhia nas áreas mais afetadas. A distribuidora aguarda a desobstrução de acesso a algumas localidades para iniciar a recuperação da rede.

Para apoiar o trabalho das equipes em campo, a Enel efetuou a instalação de 4 refletores na localidade de Monsuaba, onde houve deslizamento de terra, e instalou um gerador na Escola Municipal local, que está servindo como ponto apoio para pessoas desabrigadas, e um gerador destinado à Praia Vermelha, na Ilha Grande. Até o momento, mais de 430 árvores já foram retiradas da rede, substituídos mais de 50 postes e 6 km de rede refeitos pelas equipes da Enel.