A Vestas anunciou um acordo com a fabricante LM Wind Power para produção de pás V150-4,2 MW ao mercado brasileiro, com a possibilidade de exportação para outras regiões. A LM, subsidiária da General Eletric, fornecerá as pás de sua fábrica em Ipojuca (PE), com início de produção previsto para o segundo semestre de 2022.

Segundo a companhia dinamarquesa, o movimento corrobora a busca pela expansão da cadeia de fornecimento eólica visando impulsionar a escala necessária das fontes renováveis no mundo. A ideia é aumentar o uso de componentes padronizados e operações de fabricação compartilhadas entre OEMs, adotando assim uma abordagem semelhante à indústria automotiva.

A parceria visa a configuração de fabricação, estabelecendo estratégias estreitas para utilizar o conhecimento e a experiência dos fornecedores. O compartilhamento de operações ​​garante que os locais não fiquem ociosos e crie uma cadeia de suprimentos flexível e econômica que permita que a escala industrial atenda às ambições globais de redução nas emissões de poluentes.

A Vestas ultrapassou 18 GW de entrada de pedidos globalmente para as variantes de turbinas eólicas V150-4,2 MW e V150-4,5 MW, dos quais mais de 6,5 GW foram garantidos no Brasil e 700 MW em outros mercados latino-americanos, tornando-o o mais vendido da empresa de todos os tempos. As turbinas são produzidas no Brasil, sob as regras do Finame do BNDES.