Elisa Bastos e Christiano Vieira são eleitos diretores no ONS

Mandato no operador começará em 17 de maio para um período de quatro anos, Elisa assume diretoria de Assuntos Corporativos e Vieira deixa o MME para ser diretor de Operação

O Operador Nacional do Sistema Elétrico tem dois novos diretores. Foram eleitos para iniciar mandato a partir de 17 de maio a atual diretora da Aneel, Elisa Bastos, na diretoria de Assuntos Corporativos. O segundo é o atual secretário de energia elétrica do MME, Christiano Vieira, para a diretoria de Operação. Ambos com mandato de quatro anos.

Segundo o ONS, os nomes foram eleitos por unanimidade pelos membros associados que participaram da assembleia da entidade. Os dois eleitos cumprirão mandato no quadriênio 2022-2026.

Elisa Bastos será a primeira mulher a compor a diretoria do ONS, a nova diretora de Assuntos Corporativos é Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica pela Unicamp. Atuou na Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e na Companhia Energética de Goiás. Ela substituirá Jaconias de Aguiar que assumiu a diretoria do ONS em maio de 2018.

Já Christiano Vieira, eleito para ser o diretor de Operação do ONS, possui mais de 18 anos dedicados à regulação do setor elétrico. Ele é mestre em Economia e tem MBA em Gestão em Empresas de Energia Elétrica. Com atuação focada nos segmentos de geração e comercialização de energia elétrica, participou da implementação dos principais aspectos do atual modelo do setor elétrico. Ele assumirá a cadeira que é de Sinval Gama, que também assumiu a diretoria do ONS em maio de 2018.

Com isso, a partir de maio, a diretoria do ONS terá a seguinte composição: Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral; Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios; Alexandre Nunes Zucarato, diretor de Planejamento; Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos; e Christiano Vieira como diretor de Operação.