A sétima edição do Energy Starter, o programa global criado com a missão de unir startups do setor elétrico a especialistas da EDP para desenvolver soluções inovadoras, acaba de ser lançado. Nesta edição, o programa foi repensado para maximizar a produtividade da relação entre as startups e as unidades de negócio da EDP. Neste ciclo, startups de todo o mundo são convidadas a apresentar soluções inovadoras relacionadas com novas redes elétricas, gestão e operação de redes, interação de mercado, experiência do cliente, gestão de ativos, cidades inteligentes, entre outros.

O programa será dividido em três módulos de aceleração especializados, Redes do Futuro, Energias Renováveis e Soluções para Clientes. As candidaturas para o primeiro módulo desta edição, Redes do Futuro, estão abertas até 1 de junho, através do https://theenergystarter.com/. Após o processo de candidatura e avaliação, as startups selecionadas vão participar num bootcamp desenvolvido em parceria com a Beta-i onde, durante quatro meses, trabalharão em conjunto com a EDP para desenvolver projetos-piloto. Estas equipes terão ainda acesso a mentores e especialistas que irão apoiar o desenvolvimento de provas de conceito relevantes e contarão, também, com a expertise da EDP Ventures.

De acordo com a companhia, a cada quatro meses, o programa passará para o módulo seguinte, percorrendo desta forma toda a cadeia de valor da EDP. O segundo módulo será focado em energias renováveis, área em que o Grupo EDP tem o objetivo ambicioso de desenvolver mais 20GW até 2025, e no hidrogênio verde. O último módulo será focado em soluções de cliente e mobilidade, onde se pretende identificar e desenvolver soluções direcionadas para os consumidores, facilitando a transição para a mobilidade elétrica e a adoção de soluções de geração distribuída. O programa terminará com um evento onde as soluções desenvolvidas nos vários módulos serão partilhadas com o ecossistema.