Programa Mais Luz para a Amazônia leva energia renovável para o Acre

Energisa pretende realizar mais de 1.300 ligações de energia em 10 municípios do estado

A Energisa, por meio do programa Mais Luz para a Amazônia, do Governo Federal, começou a realizar novas ligações de energia em casas que ficam em pontos remotos do Acre. As instalações são feitas em áreas de difícil acesso e distantes das redes elétricas. Por isso a iniciativa prevê a utilização de geração de energia solar, e a substituição de pequenos geradores de energia elétrica a diesel ou gasolina, que hoje são a única fonte de energia elétrica de muitas famílias que vivem nestas regiões.

Com investimento de R$ 55,2 milhões, as primeiras ligações já começaram no Acre. Segundo a Energisa, até o final do ano, 1.368 famílias devem ser atendidas com energia limpa e 24 horas por dia. A comunidade São Salvador, distante três horas de barco do município de Mâncio Lima, já está usufruindo da energia elétrica.

A Energisa está presente no Acre desde 2018, onde desenvolve projetos que estimulam a descarbonização, impulsionam o desenvolvimento sustentável e promovem qualidade de vida para a população. A empresa também está à frente do maior projeto de desligamento de termelétricas, que pretende desativar cinco usinas no estado até 2025.