Cemig energiza nova SE Viçosa 2

Nova subestação instalada no município vai aumentar a disponibilidade de energia na cidade e entorno

A Cemig energizou a nova Subestação Viçosa 2, no município de mesmo nome, ampliando a oferta de energia para os clientes da cidade e região, que já podem contar com os benefícios de mais energia para atendimento a novas cargas. A SE será conectada ao sistema elétrico por meio das linhas de distribuição de 138 kV Ponte Nova – Viçosa 2 e Viçosa 1 – Viçosa 2. A obra faz parte do plano de investimentos da companhia, que aplicará recursos na ordem de R$22,5 bilhões na ampliação do sistema elétrico em todo o estado até 2025.

A Cemig informou que a SE foi construída a partir de uma concepção tecnológica moderna, conhecida como Subestação Híbrida, recebeu investimentos de R$ 15,5 milhões e tem capacidade de transformação de 25 MVA. Essa energia é suficiente para garantir o fornecimento adequado de energia elétrica para cerca de 23 mil consumidores nos municípios de Viçosa, Teixeiras, Guaraciaba e Porto Firme.

A subestação é constituída com dois Módulos de Manobra Híbridos Compactos (MMHC) 145 kV, com três entradas de linha de distribuição 138 kV, uma seção de transformação de 25 MVA, um Módulo Integrado de Manobra e Comando de Média Tensão (MIMC-MT) contendo todos os painéis de proteção, um disjuntor geral de média tensão, seis saídas de alimentadores 13,8 kV, dois bancos de capacitores 13,8 kV de 2,4 e 4,8 Mvar, um sistema de serviços auxiliares e demais equipamentos.