A vice-presidente da Energisa e líder da (re)energisa, Roberta Godoi, afirmou que a Companhia pretende apostar na diversificação de negócios. “Logo vamos lançar o Renova Grid, que é um laboratório especializado em soluções de armazenamento e engenharia”, disse a executiva nesta quinta-feira, 12 de maio, durante o evento “A necessidade de acelerar a transição energética”.

Ela ainda destacou que a companhia está investindo na descarbonização. “De fato a gente tem o foco de gerar energia limpa. Trabalhada a eletrificação que é efetivamente o que vai ajudar a fazer a transmissão minimizar os efeitos dos gases de estufa. Esse é o nosso foco. Quando a gente fala de diversificação falamos de diversificar as matrizes que tem uma forte atuação na energia fotovoltaica na geração distribuída, mas isso não para por aí. Temos avaliado muito a questão do biogás. Temos uma abundância em recurso de biomassa para poder transformar em biogás. O potencial que a gente tem no agronegócio e indústria é similar ao potencial do nosso pré-sal. Porém temos que combinar tecnologia com o armazenamento e o Renova Grid virá para nos ajudar nesse sentido”, explicou. Porém, a executiva não quis dar mais detalhes sobre esse lançamento.

Segundo Roberta, o futuro do planeta está ameaçado pelas mudanças climáticas e pelas emissões de gases de efeito estufa. “Por outro lado, o Brasil tem uma posição invejável nesse contexto de colaborar para a redução dos gases, porque o Brasil tem a matriz elétrica mais renovável do mundo. Cerca de 85% é Brasil e 25% é o resto do mundo. E, além disso, temos uma abundância de recursos para se tornar ainda mais sustentável e acelerar a transição enérgica rumo a uma economia de carbono zero”.

A líder da (re)energisa também alertou para enxergarmos os desafios e as oportunidades no novo contexto da energia. “A transição energética vem para desafiar os governos. Temos visto que essa transição é muito nova para todos. E todos estão se adaptando. A área que antes era vista apenas como comodities acabou e agora somos energia em evolução. Não podemos parar porque o processo está só começando. Queremos protagonizar esse movimento todo”, disse.
Documentário “Vila Restauração”

O Grupo Energisa lançou durante o evento o documentário da Vila Restauração. O material mostra a comunidade remota no Acre, localizada quase na fronteira com o Peru, que passou a ter energia elétrica 24 horas por dia por meio de uma solução renovável implementada pela Energisa.