A Tradener assinou um novo contrato de exportação e desde às 00h00 da última quarta-feira, 11 de maio, o Brasil está exportando 480 MW de energia elétrica produzida pela termelétrica Jorge Lacerda, em Santa Catarina, que pertence à Diamante Geração de Energia. Já foram enviados numa primeira remessa 340 MW. A época é de inverno na Argentina e o país já sinalizou que pretende comprar mais energia do Brasil.

De acordo com o presidente a empresa, Walfrido Avila, ele não pode entrar em detalhes, pois há cláusulas de confidencialidade no contrato, mas faz questão de afirmar que a negociação envolvendo a Diamante e a Cammesa foi sofisticada e revolucionária, atendendo perfeitamente aos interesses de todos os agentes envolvidos na operação. A Compañia Administradora del Mercado Mayorista Eléctrico (Cammesa) é uma empresa criada na Argentina para operar no mercado atacadista. A Tradener realiza exportação de energia elétrica para os vizinhos Uruguai e Argentina e está nesse mercado voltado para o Cone Sul desde 2006.

A Aneel abriu Consulta Pública, na semana passada, sobre Regras e Procedimentos de Comercialização relativos à exportação de energia elétrica interruptível sem devolução, destinada a Argentina e o Uruguai. A energia elétrica é oriunda de usinas termelétricas em operação comercial despachadas centralizadamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, disponíveis para atendimento ao Sistema Interligado Nacional, com impossibilidade de sua geração ser alocada na curva de carga do SIN.

As Regras e Procedimentos de Comercialização são relativos à Portaria nº 418, de 19 de novembro de 2019, do Ministério de Minas e Energia, que estabeleceu diretrizes para a exportação de energia elétrica para esses países da América do Sul. A proposta de aperfeiçoamento foi apresentada à Agência pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.