O diretor-geral André Pepitone e a diretora Elisa Bastos Silva foram homenageados na reunião semanal da diretoria da Agência Nacional desta terça-feira, 17 de maio. Eles deixaram os cargos oficialmente hoje, com a publicação dos decretos de exoneração em razão de renúncia no Diário Oficial da União.

No momento em que a agência reguladora tem sido cobrada pelo Congresso Nacional pelos aumentos elevados de tarifa, o ex- diretor geral usou a despedida para destacar os esforços da Aneel na redução dos subsídios na conta de energia. Pepitone lembrou que o órgão acaba sendo culpado pela sociedade e pelo Legislativo por esses reajustes, mas destacou que não é a autarquia que cria as condições para que eles aconteçam, pois apenas inclui na conta do consumidor custos resultantes de políticas públicas criadas pelos parlamentares.

Essas políticas contribuíram para o crescimento em R$ 10 bilhões das despesas da Conta de Desenvolvimento Energético. Pepitone lembrou que a agência já passou por momentos conturbados em 2018, quando os aumentos de tarifa ficaram em média em 15%, mas para algumas distribuidoras chegaram a 25%.

Com a aplicação de medidas de redução de subsídios e o aumento da eficiência, afirmou, as tarifas em 2019 cresceram em média 1,6%; em 2020, 3,6% e no ano passado 8,2%. A crise de escassez hídrica de 2021, no entanto, deixou desafios a serem enfrentados esse ano, em um cenário de combustível caro, inflação e dólar elevados, que tem causado o estresse tarifário.

Saída

Pepitone vai ocupar a diretoria Financeira do lado brasileiro de Itaipu Binacional. Elisa Bastos assumirá a diretoria de Assuntos Corporativos do Operador Nacional do Sistema Elétrico, em substituição ao também ex-diretor da Aneel Jaconias de Aguiar. Ela será a primeira mulher a exercer cargo de direção no ONS.

Na despedida, Elisa Bastos destacou o encerramento do ciclo atual e o começo de um novo ciclo no operador do sistema. Já Pepitone, que terá como substituta temporária a servidora Camila Bonfim, lembrou a trajetória de 12 anos como o primeiro servidor de carreira a ocupar um cargo de direção na agência reguladora.