Fecomércio-RS usa grupos geradores a gás natural de STEMAC e Scania

Equipamentos instalados no local permitirão baixas emissões de poluentes e geração de energia limpa, uma tendência cada vez maior no mercado

A STEMAC, especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, e a Scania, fabricante de motores a gás para atender os segmentos de energia, industrial e marítimo, estão garantindo um sistema de geração de energia seguro e autônomo na sede do Sistema Fecomércio-RS, a Casa do Comércio Gaúcho, com quatro grupos geradores que somam 2.100kVA de potência total instalada. Os equipamentos são movidos a gás natural.

Com um investimento de mais de R$ 223 milhões, o espaço, localizado no bairro Anchieta, em Porto Alegre, conta com 37 mil metros quadrados e abriga a parte administrativa da federação, Sesc-RS e Senac-RS. O local possui a certificação internacional de Alta Qualidade Ambiental (Certificação AQUA), operando com energia solar a partir de 1.250 placas fotovoltaicas, o equivalente a 50% do consumo total de energia; estação de tratamento própria para 100% do esgoto produzido; lago artificial e uma bacia de contenção de grande dimensão, para drenar a água do terreno e reduzir possíveis alagamentos no entorno; e sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes, que possibilita a reutilização de 100% da água da chuva para o reabastecimento do prédio.

A STEMAC disponibilizou para o espaço a sua linha de grupos geradores que utiliza gás natural como combustível, com motores Scania de alto rendimento, que também podem operar com biogás ou biometano. “Os grupos geradores a gás da STEMAC são equipamentos absolutamente confiáveis, que permitem geração de energia de qualidade com baixíssimo impacto ambiental”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da STEMAC.

Em 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Scania foi a líder na participação em motores para geração de energia no mercado. A empresa oferece modelos de motores estacionários para a linha industrial de 186 a 750 kW de potência, de 186 a 750 kW (marítimos de trabalho e lazer) e na geração de energia de 251 a 759 kW.