CPFL Energia inaugura laboratório em parceria com Universidade Federal de Santa Maria

Laboratório para estudo de Arcos Elétricos teve investimento de R$ 1,31 milhões e entrega faz parte do programa de P&D da Aneel

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o estado do Rio Grande do Sul agora dispõe de um novo laboratório para estudo de Arcos Elétricos, construído pela CPFL Energia e UFSM. O laboratório, projetado pelo Centro de Tecnologia da UFSM e financiado pela CPFL Energia, conta com um investimento de R$ 1,31 milhões por parte da CPFL, oriundo do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel.

De acordo com a CPFL, o laboratório foi desenvolvido para estudo de arcos elétricos e permite a realização de testes para diferentes configurações e condições climáticas. Durante os ensaios será possível medir a energia térmica irradiada na ocorrência de um arco (energia incidente), observar o alcance do arco e o seu comportamento em ambiente controlado. Estes estudos, por sua vez, contribuem para um melhor entendimento sobre temas de grande relevância no setor elétrico como a exposição do trabalhador à energia incidente, a distância de trabalho apropriada e os requisitos de equipamentos de proteção individual (EPI), podendo replicar condições reais oriundas da ocorrência de um curto-circuito, reiterando o caráter prático de seus resultados.

O laboratório reforça a parceria entre CPFL e UFSM, possibilitando pesquisas futuras, estreitando o relacionamento academia e indústria e contribuindo para pesquisas aplicadas e a capacitação de profissionais, gerando resultados com alto valor agregado.