Jirau Energia alcança geração de 8.873 GWh no 1º quadrimestre de 2022

Quantidade de energia é suficiente para abastecer 60,9% da carga da Região Norte do Brasil

A Jirau Energia divulgou os resultados alcançados em geração no início de 2022 em comemoração ao Dia Mundial da Energia, que aconteceu no último domingo, 29 de maio. Entre os meses de janeiro e abril deste ano, a produção de energia da Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), atingiu o valor de 8.873.629,91 MWh, quantidade de energia suficiente para abastecer 60,9% da carga da Região Norte do Brasil. Os dados utilizados como referência foram obtidos da Plataforma Integrada de Medição (PIM) e do Painel de Consumo do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Esse resultado indica um crescimento de 4,5% em relação à energia produzida no mesmo período do ano passado. Ao longo de todo o ano de 2021, o montante de energia produzida por Jirau alcançou a marca de 16.631.020,32 MWh, que equivaleria ao abastecimento de 37,3% da carga da Região Norte do país. Em escala nacional, representaria o abastecimento de 3,3% da carga de todo o território brasileiro. De acordo com Diretor de Operação da Jirau Energia, Diego Collet, todo time da Jirau Energia está comprometido com a performance operacional, saúde e segurança dos colaboradores e com a responsabilidade socioambiental na geração e comercialização de energia.

A hidrelétrica possui 50 unidades geradores cujas potências somadas equivalem a uma capacidade de 3.750 MW, o que representa 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país. A usina fornece energia renovável suficiente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas. O fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece desde setembro de 2013, momento em que a primeira unidade geradora entrou em operação comercial.