A melhora das condições hidrológicas na Região Sul no mês de maio, com a continuidade das chuvas e a manutenção da trajetória de recuperação dos reservatórios, teve impacto positivo no Sistema Interligado, de acordo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. O colegiado analisou na última quarta-feira, 01 de junho, as condições de atendimento ao SIN na reunião mensal de junho, a primeira presidida pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Dados do Operador Nacional do Sistema mostram que à exceção do Sudeste/Centro-Oeste, todas as outras regiões fecharam maio com nível de armazenamento equivalente superior a 90%, trajetória que deverá se manter em junho. Os reservatórios ficaram em 66,4% (SE/CO), 90,3% (S), 94,3% (NE) e 98,9% (N), e a previsão para o fim do mês é de 66,1% (SE/CO), 93,9% (S), 92,0% (NE) e 99,1% (N).

No mês passado, o Brasil exportou energia térmica para a Argentina de usinas que não estavam sendo utilizadas, por meio de contrato comercial, e também energia excedente de geração de hidrelétricas, na modalidade swap. Com o cenário favorável, a bandeira tarifária continua verde, sem custo adicional para o consumidor, conforme anunciado na semana passada pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Roraima

O CMSE autorizou a adoção de medidas operativas para garantir o atendimento aos sistemas isolados de Roraima, na transição para a substituição de parte da geração de termelétricas a diesel por usinas a gás natural, contratadas em leilão de 2019. A decisão foi tomada após avaliação da logística de transporte de combustíveis para as usinas, em razão das fortes chuvas no trecho da BR-174 que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR).

O comitê determinou ontem que a quantidade de combustível disponível para geração das termelétricas que atendem a capital de Roraima deverá ser equivalente à capacidade operacional total de estocagem, que é de 10,34 milhões de litros. A medida vai valer até a entrada em operação comercial da solução estrutural com as novas usinas.

A termelétrica a diesel Floresta também será mantida no sistema por, pelo menos, mais 30 dias, para reavaliação pelo colegiado do plano de transição. Isso deverá ocorrer em nova reunião do CMSE.

(Nota da Redação: Devido às instabilidades sofridas pelo Portal nos últimos dias, algumas de nossas matérias foram deletadas. Por isso, estamos republicando nesta sexta-feira, 03 de junho de 2022)