ONS promove 3ª edição da Maratona de Dados

O DATATHONS acontecerá entre os dias 24 a 26 de junho e as inscrições estão abertas até o dia 20

O Operador Nacional do Sistema Elétrico promoverá nos dias 24, 25 e 26 de junho, a terceira edição de sua maratona de dados, o Datatons. O evento será totalmente on-line e nesta edição a competição terá como foco a Inteligência de Dados de Carga e Previsões Meteorológicas. As três melhores equipes serão premiadas e terão a oportunidade de entrar para o TimeONS. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas para a competição.

As inscrições vão até o dia 20 de junho e podem participar profissionais ou estudantes com ao menos um ano de experiência nas áreas de atuação: desenvolvedores, engenheiros, designers e programadores, cientistas de dados, marketing e gestão de negócios. Para cumprir os desafios, que terão como temas “Remoção de viés das previsões de vento do modelo de previsão meteorológica – GFS” e “Análise da relação carga x temperatura para o estado de São Paulo”, as equipes multidisciplinares terão de 3 a 5 participantes e poderão ser previamente formadas pelos próprios participantes ou pela comissão organizadora, que lidera o processo de organização dos times incompletos e a inclusão de participantes sem equipe.

Os grupos deverão ter como base o Portal de Dados Abertos e escolher uma das temáticas dentro de ao menos um dataset. Desta forma, contribuir para a descoberta de uma solução tecnológica para apoiar na tomada de decisões operacionais. Para a escolha dos melhores projetos serão considerados o potencial de crescimento em termos de escalabilidade e replicabilidade e o grau de inovação, em uma série de quesitos avaliados por um corpo de jurados altamente capacitado.