ONS adiciona novos recursos e amplia informações no Portal de Dados Abertos

Portal contará com dados consolidados da curva de carga horária, fator de capacidade de geração eólica e solar entre outros

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) adicionou seis novos recursos e ampliou o conjunto de informações disponíveis no Portal de Dados Abertos. O portal agora contará com dados consolidados da curva de carga horária, equipamentos de controle de reativos da rede de operação, fator de capacidade de geração eólica e solar, geração por usina em base horária, importação de energia na modalidade comercial por bloco e ofertas de preço para importação.

O Portal de Dados Abertos, que foi lançado em 2021, visa estreitar a relação do Operador com a sociedade, disponibilizando de forma online dados do setor elétrico. “Somos um centro de dados e detemos informações de muito valor para o setor e a sociedade. Sendo assim, achamos que valeria compartilhar estes dados com a sociedade em geral em prol do aperfeiçoamento do setor elétrico”, afirma Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS.

Além dessas novidades, no Portal também é possível conferir informações sobre temas como energia natural afluente (ENA), energia armazenada (EAR), linhas de transmissão da rede de operação e carga de energia.