A Bolt Energy assinou com a UTE, empresa energética do Uruguai, um acordo para exportação de energia elétrica de fontes renováveis que entrará em vigor no segundo semestre. A expectativa é de que sejam vendidos até 500 MW médios/mês ao país vizinho.

Para atender a essa nova demanda, a Bolt irá aumentar sua compra de energia no mercado livre brasileiro em cerca de 30%. É a primeira operação de exportação da Bolt desde que foi autorizada a atuar no comércio exterior de energia pelo Ministério das Minas e Energia em 20/08/2020. A UTE é uma empresa estatal que atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

De acordo com a empresa, a expectativa é de que haja uma queda de até 75% nos preços praticados no mercado livre em relação ao segundo semestre de 2021. Essa queda ocorre devido às fortes chuvas registradas nos últimos meses em vários estados, que levaram a uma elevação do nível dos reservatórios e, com isso, ao desligamento de térmicas, que fornecem energia mais cara. Já o consumo de eletricidade cresce no Uruguai durante os meses mais frios do ano, sendo necessário importar energia para suprir o aumento da demanda.