Diretor de exploração é nomeado presidente interino na Petrobras

Escolhido pelo Governo Federal, Caio Paes de Andrade ainda precisa ter o nome aprovado no rito de governança da estatal

A Petrobras já tem um novo presidente executivo interino, em substituição a José Mauro Coelho, que apresentou seu pedido de demissão na manhã desta segunda-feira, 20 de junho. Foi nomeado o atual diretor de Exploração e Produção, Fernando Borges.

Em comunicado a empresa informou que o nome foi escolhido pelo presidente do Conselho de Administração, com base no §4º do art. 27 de seu Estatuto Social, até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social.

Coelho vinha sofrendo pressão por meio de críticas tanto do Poder Executivo quanto pelo Legislativo em função dos reajustes nos preços de combustíveis ainda mais em ano de eleições no país. No último movimento nesse sentido o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) cobrou a sua demissão em artigo em jornal de grande circulação no país.

Coelho só aguardava o processo de aprovação do escolhido pelo governo federal para substituí-lo, Caio Paes de Andrade, nome ligado ao Ministério da Economia.