A Eletronorte e o Senai firmaram uma parceria para a abertura de chamada pública para a prospecção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I), denominada Balbina Green Connection. O objetivo da chamada pública é ampliar, diversificar e socializar a energia produzida na Usina Hidrelétrica Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas.

O projeto prevê a utilização da energia solar, por meio de sistemas fotovoltaicos, complementares à geração hídrica da Usina, visando a geração de hidrogênio verde em busca da sustentabilidade regional e estudo de comparação da geração de energia a partir de placas solares flutuantes e em terra. A aplicação da geração da energia solar em atividades extrativistas e formas de armazenamento em hidrogênio verde, a utilização de sistemas fotovoltaicos, hidrogênio e armazenamento em práticas educacionais escolares e em atividades sustentáveis, são outros fins do Projeto.

O prazo para a submissão das propostas de projetos vai até 1º de agosto no site. O público-alvo são os Institutos Senai de Inovação, Institutos de Ciência e Tecnologia – ICT’s públicos ou privados, fabricantes, startups, empresas de base tecnológica e agências de fomento, com CNPJ ativo, interessados no desenvolvimento de projetos relacionados à geração de hidrogênio verde e sustentabilidade regional.

Vale destacar que será instituído um Comitê Técnico da Eletronorte para avaliação das propostas de projetos e os méritos serão analisados prioritariamente conforme os critérios definidos nos procedimentos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento – Proped, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).