A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu aceitar o pedido feito pelas usinas de extensão do prazo de outorga para exploração das participantes do Mecanismo de Realocação de Energia. Com isso, foi aprovada a emissão de resolução autorizativa que altera o fim da vigência das outorgas de usinas regidas por Contrato de Concessão e de uma minuta dos aditivos, para formalizar essa extensão dos prazos de outorga. O MRE é um mecanismo financeiro de compartilhamento dos riscos hidrológicos associados à otimização eletroenergética do sistema para o despacho centralizado das usinas realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

A decisão abrange usinas pertencentes a players como Furnas, Engie, Copel Cemig GT e Eletronorte, entre outras. De acordo com a agência, resolução de setembro de 2021 homologou o prazo de extensão da outorga das usinas hidrelétricas participantes do MRE que não haviam sido contempladas em outra homologação e tivessem as características necessárias para se enquadrarem no processo. Para que tivessem a extensão aceita, não deveriam ser identificadas ações judiciais em curso para mitigar ou limitar o risco hidrológico relacionado ao MRE para os empreendimentos.

Dentre algumas das usinas que terão o contrato ampliado, estão Sinop (400 MW), São Manoel (700 MW), Foz do Chapecó (855 MW), Lajeado (902,5 MW), Itá (1450 MW) , Salto Santiago (1.420 MW), Estreito (1.087 MW), Furnas (1.216 MW), Marimbondo (1.440 MW), Tucuruí (8.535 MW) e Santo Antônio (3.568 MW).