O aperfeiçoamento da regulamentação da metodologia para o cálculo de perdas nas concessionárias de distribuição é tema da Tomada de Subsídios aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica na última quarta-feira, 6 de julho. Os debates sobre o tema estão previstos do item 3 da Agenda Regulatória 2022/2023. A metodologia visa a incentivar as distribuidoras a adotarem medidas eficientes de controle dos níveis das perdas técnicas, além de reduzir a assimetria de informações.

A Aneel elaborou 35 questões para as discussões na Tomada de Subsídios. Alguns dos principais pontos identificados pela área técnica como passíveis de aprimoramento são a metodologia de cálculo das perdas do Sistema de Distribuição de Alta Tensão; tratamento regulatório para o carregamento dos transformadores de distribuição; e critérios para classificação de circuitos atípicos e reconfigurados.

O prazo para o envio de contribuições pelo e-mail  ts013_2022@aneel.gov.br vai até 3 de outubro. Mais informações no link https://www.gov.br/aneel/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/tomada-de-subsidios.