O Ministério de Minas e Energia autorizou a execução de obras de distribuição na área de concessão da Energisa Acre para interligação dos sistemas isolados de Feijó e Tarauacá ao Sistema Interligado Nacional. O empreendimento vai custar R$ 63,3 milhões e tem prazo de conclusão em maio de 2023.

As duas localidades serão conectadas ao SIN por meio da subestação Feijó, de 230/69kV. A portaria do MME prevê a antecipação de recursos da conta de consumo de combustíveis para a implantação das instalações pela distribuidora.

Contratos

Outra portaria do ministério alterou o término da vigência de contratos de comercialização de energia e potência para atendimento a sistemas isolados em Rondônia.  Esses sistemas atendem as localidades de Buritis, Campo Novo de Rondônia, Porto Velho, Vale do Anari, Machadinho D’Oeste, Cujubim, Alvorada D’Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta D’Oeste.

O período de suprimento será prorrogado por até três meses após a previsão de interligação ao SIN. Caso a obra seja antecipada, a distribuidora poderá solicitar a rescisão sem ônus, desde que comunique aos respectivos vendedores com a antecedência mínima de 90 dias.