A State Grid Brazil Holding se tornou integrante da Rede Brasil do Pacto Global. Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas de adesão voluntária com objetivo de engajar o setor privado e mobilizar práticas de negócios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A empresa agora une-se a sua holding, State Grid Corporation of China, que é signatária do Pacto Global desde 2006. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao aperfeiçoamento da estratégia ESG da empresa.

O diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SGBH, Ricardo Felix, se coloca satisfeito em ter a solicitação de adesão aceita. Segundo ele, a SGBH entende que seu papel vai além da segurança operacional e alinha sua estratégia para se tornar aliada na superação dos principais desafios globais. Ele revela ter um conjunto de iniciativas de ESG inseridas em seu planejamento estratégico de cinco anos e a adesão ao Pacto Global materializa o compromisso de transmitir energia de forma sustentável e transparente, gerando valor não só para o negócio.

A adesão ao Pacto traz diversos benefícios para a companhia, dentre eles o de trazer melhorias para sua reputação, o reforço para a solução de desafios da empresa e de reafirmar seu compromisso com a agenda de sustentabilidade do setor de energia. Além disso, reforça as práticas sustentáveis da companhia de forma alinhada ao seu objetivo de consolidar cada vez mais sua jornada ESG e aos seus interesses de negócio, beneficiando, entre outros, a obtenção de financiamento por meio da emissão de green bonds para projetos em desenvolvimento, como já foi realizado no caso do projeto da Silvânia Transmissora de Energia.

O diretor destacou que as empresas estão diante de oportunidades valiosas de contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável, incluindo em suas estratégias ações de diversidade e inclusão, descarbonização e anticorrupção, por exemplo.