Pelo menos um dos navios usina da empresa turca Karpowership, denominadas Powerships, deve chegar ao Porto de Itaguaí (RJ) nesse sábado, 23 de julho, com os demais aportando ao longo da semana. A expectativa da companhia é iniciar as operações logo em seguida, já que os testes de comissionamento das linhas de transmissão, com extensão de 14,6 km e conectadas com a subestação de Furnas, também estão em processo de conclusão.

As embarcações ficarão localizadas na região de influência do Distrito Industrial de Santa Cruz (RJ), área vocacionada para esta atividade. O projeto foi um dos vencedores do leilão de energia de reserva da Aneel, realizado em outubro de 2021, e integra o planejamento estratégico do governo federal para garantir a segurança energética nacional a longo prazo, além de ter capacidade para gerar 560 MW térmicos e abastecer cerca de 2 milhões de pessoas.

Os navios serão abastecidos com gás natural até 40% menos poluente que o diesel ou o carvão mineral, por meio de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que também já estará posicionada neste período na região portuária.

O projeto é temporário, com duração total de 44 meses. De acordo com a Karpowership, a infraestrutura é de fácil mobilização e desmobilização e tem impacto muito menor se comparado a processos de construção de UTEs tradicionais. Também possui eficiência energética, a partir de motores fabricados na Alemanha e Finlândia.

Meio ambiente

Quanto ao licenciamento, a empresa informou que seguiu todos os parâmetros e normas do processo, tendo entregue os estudos socioambientais demandados pelo Inea.

O projeto contará com compensação ambiental adicional e voluntária, em parceria com a prefeitura de Itaguaí, para reflorestar áreas degradadas, seguindo as premissas de responsabilidade social corporativa e de compromisso e respeito com a sustentabilidade e a sociedade local. Ocorrerá o replantio de espécies nativas da mata atlântica, mais especificamente de mangue e restinga.

A primeira área a ser recuperada já foi definida junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí e toda ação será coordenada pela ONG Onda Verde (RJ), entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atua na conservação da diversidade biológica do Bioma Mata Atlântica e estimula ações para o desenvolvimento sustentável.