Aneel aprova ressarcimento de R$ 6,3 mi a São Manoel

Custo se refere a implantação do Sistema Especial de Proteção na usina hidrelétrica localizada no rio Teles Pires

A Empresa de Energia São Manoel vai receber R$ 6,3 milhões como ressarcimento pela implantação do serviço ancilar do Sistema Especial de Proteção na usina hidrelétrica São Manoel. O valor autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para a cobertura de custos com materiais, equipamentos, impostos e serviços será atualizado pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo até o mês anterior ao do reembolso.

Os recursos serão pagos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica por meio de Encargo de Serviços do Sistema a ser rateado entre os agentes pagadores do Sistema Interligado, a partir do primeiro processo de contabilização e liquidação financeira após a publicação da decisão da Aneel.

A usina de São Manoel está localizada no rio Teles Pires, no município de Jacareacanga, no Pará, e tem sua energia escoada pelo tronco de 500 kV entre as Subestações Paranaíta – Cláudia – Paranatinga – Ribeirãozinho. Essa mesma linha de transmissão também transporta a energia produzida no Complexo Teles Pires (UHE Teles Pires, UHE Sinop e UHE Colíder).