A Neoenergia vem intensificando as ações de recuperação de energia nas áreas de concessão de suas cinco distribuidoras, tendo regularizado mais de 53 mil ligações clandestinas em cerca de 302 mil inspeções ao longo do primeiro semestre, informa a companhia. As ações também contemplaram a troca de mais de 217 mil medidores de energia obsoletos por equipamentos mais modernos.

Os resultados são refletidos nos indicadores de perdas. A apuração total nos 12 meses — acompanhadas através do índice percentual que calcula a razão entre a energia injetada e a energia faturada, seguem a trajetória de queda, recuando no segundo trimestre de 2022 em quatro das cinco distribuidoras em relação ao primeiro trimestre.

Neoenergia Elektro e Neoenergia Cosern seguem enquadradas no limite regulatório, enquanto a Neoenergia Brasília registrou 12,40% e continua com redução pelo sexto trimestre consecutivo, desde que a concessionária passou a ser administrada pela subsidiária da Iberdrola no Brasil.

Investimentos

Quantos aos aportes, R$ 2,5 bilhões foram destinados para as cinco distribuidoras nos primeiros seis meses do ano. Desse montante R$ 1,5 bilhão foi alocado na expansão das redes. As concessões nordestinas e a Elektro realizaram ainda atualização de mais de 369 mil pontos de iluminação pública no cadastro. Um dos recursos utilizados para esse fim é a análise de dados, de forma automatizada, a partir de imagens de satélite, que são comparadas com as informações de cadastro. Os sistemas conseguem verificar se o número de postes e a localização deles equivale aos dados que estão catalogados.