A Exus Brasil Investimentos, subsidiária da Exus Management Partners, que é uma empresa global independente de investimento e gestão de ativos de energias renováveis, finalizou um acordo para adquirir 100% das ações da Riacho da Serra Energia SA, e os ativos relacionados ao projeto, da Decal Renewables e Upside Value, sujeitos a aprovações regulatórias e demais condições precedentes.

O projeto terá 20 parques solares situados no Piauí e contará com uma capacidade total instalada superior a 1 GWp, já concedida pela Aneel. O empreendimento representará um investimento de mais de R$ 3,5 bilhões, criará cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos, trará desenvolvimento para as comunidades envolvidas, abastecerá 950 mil residências com energia limpa, e reduzirá aproximadamente 1 milhão de toneladas em emissões de CO2.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido um acordo para um projeto significativo no contexto da matriz energética do Brasil. Estamos orgulhosos por fornecer energia verde a quase um milhão de residências, e também injetar investimentos no país e nas comunidades locais, criando milhares de novos empregos e fazendo a nossa contribuição para redução de CO2. O Brasil tem uma grande abundância de recursos e oportunidades de energia renovável, e esperamos desempenhar nosso papel tanto no crescimento do setor doméstico quanto em ajudar a impulsionar a jornada global para net zero”, disse o sócio da Exus Brasil, Pedro Fragoso. Com a interconexão também concedida, e os contratos de uso do sistema de transmissão assinados com o operador de rede nacional ONS, o cluster está totalmente licenciado para iniciar a construção. A estruturação do projeto será finalizada em duas fases, com o objetivo de atingir a operação comercial até o segundo semestre de 2024.

Entre os ativos adquiridos, estão os relacionados ao projeto da Decal Renewables, que é o negócio de energia renovável da Decal SPA, com operações na Itália, Espanha, Panamá, Brasil e Rússia. “Foi um prazer trabalhar com a equipe de Exus até agora e esperamos concluir a transação nos próximos meses. Estamos orgulhosos de contribuir para a transição energética no país e globalmente, apesar das condições muito desafiadoras que afetam a indústria”, disse o CEO da Decal Renewables, Matteo Fedeli.

O outro ativo é o da Upside Value, que desenvolve e implanta infraestrutura de fonte renovável econômica e em larga escala usando tecnologias de ponta e modelos comerciais inovadores para maximizar o impacto da energia solar, eólica e outras fontes renováveis. Segundo o CEO da Upside Value, Enrique Sira, eles estão extremamente satisfeitos por termos concluído o desenvolvimento do Riacho da Serra Fase 1. “Assim como os demais projetos do portfólio da Upside, o “Riacho da Serra Fase 1” foi concebido para trazer um grande impacto positivo em termos de geração de energia limpa, mitigação de CO2 e contribuição para o desenvolvimento econômico e criação de valor. Continuaremos desenvolvendo projetos de alta qualidade e fazendo parcerias com investidores e geradores adequados para desempenhar nosso papel no desenvolvimento da infraestrutura de energias renováveis e na transformação da indústria de geração de energia no Brasil e nos países onde atuamos”.