A EDP SP inaugurou mais uma subestação de energia em Mogi das Cruzes. O empreendimento, que teve investimento de R$ 18 milhões, vai ampliar a qualidade de distribuição de energia elétrica para 32 mil clientes, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.

Segundo a distribuidora, a SE foi construída em uma área de 1.640 metros quadrados no bairro do Cocuera e entrou em operação no mês de junho, com alimentação em 34.500 Volts contando com um transformador de potência de 15MVA, além de quatro alimentadores de média tensão de 13.800 Volts. Toda a infraestrutura energética visa assegurar o crescimento econômico da cidade e da região, bem como a melhoria de qualidade do serviço fornecido.

A nova unidade possui barramento de transferência, cabos de potências blindados e utiliza baterias alcalinas. Trata-se de uma subestação compacta, sendo 100% digitalizada, com supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota, através do Centro Integrado de Operações. Para conectar a subestação de Nagao ao sistema existente da EDP, foi construída uma nova rede de 8,5 quilômetros de extensão, com tecnologias de fiação compacta e protegida, mais resistentes a agentes externos como árvores e qualquer tipo de vegetação, principal fator de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso foram implantados cerca de 150 postes, além de equipamentos de proteção e de manobras de carga. Com esse novo empreendimento Mogi das Cruzes passa a contar com 400MVA de potência elétrica.