A EDP lançou o segundo módulo do Energy Starter 2022, programa de inovação colaborativa criado com a missão de conectar startups e empresas tecnológicas em rápido crescimento (scaleups) à EDP em todo o mundo. As inscrições podem ser realizadas até dia 30 de setembro no site do programa. O programa, que já teve um primeiro módulo em maio centrado nas Redes Energéticas do Futuro, pretende acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para a transição energética.
Podem ser inscrever para a segunda fase projetos com soluções inovadoras relacionadas às energias renováveis, com cerca de 20 GW instalados e o objetivo de duplicar essa capacidade até 2025. As startups podem também apresentar soluções que contribuam para o desenvolvimento do hidrogênio verde, tecnologia em rápido crescimento em todo o mundo.
Segundo a EDP, após o processo de avaliação, as startups selecionadas participarão de um bootcamp em Houston, nos Estados Unidos, onde, em conjunto com os especialistas da EDP e da EDP Renováveis, poderão desenvolver as suas ideias e trabalhar em projetos-piloto. Nesta fase, junto com mentores e especialistas, elas terão sessões de trocas para desenvolver os seus negócios.
Composta por três fases, a sétima edição do Energy Starter tem como foco três áreas-chave no panorama de transição energética. O primeiro módulo buscou soluções para as Redes Energéticas do Futuro e teve como objetivo alavancar a infraestrutura de redes de distribuição de energia com soluções inovadoras. Das oito finalistas que estiveram em Oviedo, na Espanha, para discutir oportunidades de projetos, três eram brasileiras. Em 2023, será realizado o terceiro e último módulo desta edição, que se centrará em Soluções para Clientes.