O robô Clara acaba de ganhar uma nova versão para atendimento personalizado a partir de inteligência artificial e machine learning aos assinantes de energia solar de 27 cidades do estado de São Paulo. De acordo com a Sun Mobi, responsável pelo robô, a proposta é tornar a comunicação com os clientes ainda mais ágil e objetiva e melhorar a experiência do usuário no sistema da empresa.

Agora o robô Clara passa, além de atender e vender assinaturas de energia solar aos interessados, a fazer um trabalho de pós-venda com os atuais clientes e tira dúvidas sobre faturamento, economia na conta de luz, funcionamento do sensor de monitoramento no quadro de força, funções do aplicativo de controle e eventuais ajustes em contratos. Vale destacar que o sistema é um serviço verificado pela Metha (Facebook) e pode ser acessado pelo WhatsApp, no botão disponível no site da Sun Mobi.

A tecnologia da Sun Mobi inclui a instalação de um sistema de monitoramento do consumo de energia elétrica dos assinantes, que acompanha o gasto de eletricidade e emite alertas quando há ocorrências de pico de consumo dos aparelhos elétricos, além de gerar relatórios com informações sobre o comportamento do usuário em relação gastos de energia dos equipamentos, justamente para auxiliar e conscientizar o usuário.

Segundo a Sun Mobi, a proposta é combinar o uso da energia solar via assinatura com a tecnologia de monitoramento, justamente para estimular a adoção de medidas que buscam aumentar a eficiência energética e, assim, reduzir de forma consciente o consumo nas residências e empresas.

A quantidade de contratos para fornecimento de energia solar por assinatura no estado de São Paulo cresceu mais de quatro vezes no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do exercício anterior 2021. Segundo levantamento da Sun Mobi, a quantidade de energia entregue aos assinantes saltou 165 mil kilowatt/hora (kWh) para cerca de 700 mil kWh entre janeiro e junho de 2022.