A Hitachi Energy Ltd anunciou que a Hitachi, Ltd. assinou um contrato de transferência de ações para os 19,9% restantes das ações da ABB, conforme contrato de aquisição assinado em dezembro de 2018. A transferência de ações está de acordo com o plano e antecipada, sendo concluída até o final de dezembro de 2022. A joint venture foi lançada e começou a operar como Hitachi ABB Power Grids em 1º de julho de 2020 e, em seguida, anunciou a mudança do nome da empresa para Hitachi Energy em 1º de julho de 2021.

Yoshihiko Kawamura, Vice-Presidente Executivo e Diretor Executivo, se mostrou satisfeito com o progresso da Hitachi Energy e espera apoiar o Plano Hitachi Energy 2030. A eletricidade será a espinha dorsal de todo o sistema energético e a urgência da transição energética exige colaboração e inovação entre as partes interessadas e os setores. A Hitachi e a Hitachi Energy têm gerado sinergias combinando tecnologias digitais e energéticas que são contribuindo para a transição energética global.

Claudio Facchin, Vice-presidente Sênior e Diretor Executivo da Hitachi e CEO da Hitachi Energy, quer acelerar a busca por sinergias, digitalização e serviço e continuar a oferecer implantação de TI e Tecnologia Operacional em escala e com velocidade, para avançar em um futuro de energia sustentável para todos.

Com base no conhecimento combinado de quase 250 anos entre a Hitachi Energy e a Hitachi, a empresa também alavancou a sua plataforma de energia em combinação com soluções digitais da Hitachi e lançou soluções como Lumada Asset Performance Management e, mais recentemente, Lumada Inspection Insights. A empresa visa o fortalecimento do sistema de energia com tecnologia High Voltage Direct Current para integração e interconexões renováveis em massa entre países e continentes, bem como o lançamento de um portfólio ecoeficiente para produtos de alta tensão, transformadores e consultoria, todas as iniciativas que contribuíram para o crescimento orientado por propósitos: promover um futuro de energia sustentável para todos.