A TBG anunciou mais quatro novos contratos de transporte de gás natural, sendo um de curto prazo, com a Galp, e três na modalidade interruptível, com a Tradener, todos com validade até dezembro de 2022. Somente nesse ano a transportadora já firmou nove contratos com diferentes agentes de mercado além da Petrobras. O resultado mostra que a iniciativa da companhia de oferecer variedade de serviços e novos produtos está alinhada com as expectativas de abertura do Novo Mercado de Gás.

A Galp assinou um contrato de curto prazo na modalidade trimestral, no Ponto de Entrada Gascar, em Campinas (SP). Esse já é o sexto contrato firmado entre as duas empresas. Em julho, foram cinco contratos entre as partes, sendo um no Ponto de Entrada em Gascar, e os demais nas Zonas de Saída MS1, SC1, SC2 e PR1. Já quanto a Tradener foram três acordos, um de entrada e dois de saída.

Desde 1º de junho de 2022, a TBG passou a oferecer ao mercado, além dos produtos firmes nas Chamadas Públicas e dos produtos de curto prazo diário, mensal e trimestral, o serviço de transporte interruptível de entrada e saída.

Vale lembrar que nesse tipo de contratação não há encargo de capacidade (ship or pay); ou seja, quem adquire os serviços paga apenas pelo que utiliza, sendo assim uma oportunidade para os consumidores montarem um mix de contratos de suprimento e reduzir o preço médio de aquisição do gás natural.