A fornecedora de equipamentos navais e para geração de energia Wärtsilä finalizou a entrega de 16 motores 34SG a gás para três projetos no Espírito Santo em tempo recorde. Com uma potência combinada de aproximadamente 150 MW, os ativos serão suficientes para fornecer eletricidade a cerca de 280 mil residências na região, por meio das UTEs Luiz Oscar Rodrigues de Melo e Povoaҫӑo1, localizadas na cidade de Linhares, e a UTE Viana 1, em Viana.

Os pedidos foram feitos no quarto trimestre de 2021 pela Tevisa, Linhares Geração e Povoação Energia, empresas detidas por fundos administrados pelo BTG Pactual Asset Management. A urgência de conclusão veio da necessidade de atender ao prazo de operação comercial exigido das usinas, conforme as regras do Leilão de Capacidade de Reserva, organizado pelo Ministério de Minas e Energia em outubro de 2021.

Da assinatura do contrato ao início da operação, o tempo normalmente necessário para cada projeto seria de aproximadamente 14 meses. Neste caso a companhia completou os trabalhos em menos de oito meses. A construção dos edifícios até o comissionamento levou apenas três meses e, embora o equipamento tenha sido entregue no segundo trimestre de 2022, todas as três plantas já estavam em operação comercial em julho de 2022.

“Utilizamos mais mão de obra e equipamentos extras de construção nos locais e trabalhamos em dois turnos, sete dias por semana, demonstrando mais uma mensagem clara ao setor de sobre nossas capacidades”, comentou o diretor para Américas do Sul da Wärtsilä Energy, Jorge Alcaide.

Entre as muitas dificuldades encontradas estavam aquelas relacionadas congestionamento de transporte resultante de atrasos logísticos oriundos da pandemia, além da guerra na Ucrânia, que afetou a disponibilidade de material. A multinacional finlandesa conseguiu enfrentar esses desafios fretando especificamente um navio para entregar equipamentos e materiais e usando um número significativo de entregas de frete aéreo para garantir que tudo estivesse no local quando necessário.

Histórico

Até o momento, o histórico de entregas de EPC da Wärtsilä compreende 551 usinas de energia em 109 países. Sua produção total é próxima de 21.720 MW. Para cada projeto, devem ser atendidas necessidades específicas, bem como o cumprimento das regulamentações. Uma abordagem flexível foi desenvolvida para as diversas demandas, proporcionando ao cliente um único ponto de contato para garantir uma gestão eficiente ao mesmo tempo em que faz pleno uso das mais recentes tecnologias digitais e sistemas de informação.

A fornecedora atua desde 1990 no Brasil, com operações no Rio de Janeiro e Manaus. Até o momento entregou 2,9 GW de capacidade em usinas no Brasil, dos quais mais de 700 MW estão atualmente cobertos por contratos de serviço de longo prazo. Além disso, também converteu 275 MW de potência movida a petróleo para funcionar com gás natural no país.