A Agência Nacional de Energia Elétrica deliberou a operação comercial de oito aerogeradores da central Gravier, totalizando 33,6 MW no município de Icapuí (CE) e outorgado à Aliança Energia. A Ibitu Energia também obteve o parecer positivo e pode iniciar a operação de nove módulos da planta solar Caldeirão Grande VI, somando aproximadamente 31 MW em Caldeirão Grande do Piauí (PI).

Outros provimentos para operação comercial foram para dois aerogeradores da Copel, com 7 MW em Jandaíra (RN), um da EOL Jandaíra III e outro do parque IV; e 13 MW da Neoenergia entre oito unidades geradoras da UFV Luzia 2, em Santa Luzia (PB).

Térmicas da KPS

No despacho nº 3.157, a superintendência de fiscalização dos serviços de geração do regulador decidiu prorrogar, por prazo indeterminado, a operação comercial de três termelétricas da empresa turca Karpowership. Foram aprovadas as sete primeiras unidades da UTE Karkey 019; Seis da Porsud I, e a primeira da UTE Karkey 013.

Testes

Já para testes a Agência autorizou uma turbina de 12 MW da PCH Foz do Cedro, localizada entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso, no Mato Grosso e de posse da Rio do Cedro Energia S/A.

A Auren Energia também recebeu o aval para dois aerogeradores, um do parque Ventos de São Ciro e outro de Ventos de São Caio, perfazendo 8,8 MW entre Betânia do Piauí e Paulistana, no Piauí.

Por fim, a Powertech Engenharia Serviços e Locações de Geradores de Energia, Máquinas e Equipamentos está apta a iniciar a testagem de 19 unidades geradoras da  UTE Vila de Matupí – Powertech, somando 6,2 MW em Manicoré (AM).