A Hidrelétrica Samuel, em Rondônia, manteve sua certificação na ISO 14001:2015. A inspeção ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro pela Fundação Vanzolini e analisou os processos desenvolvidos pelo Departamento de Meio Ambiente da Geração na Hidrelétrica, gerenciada pela Superintendência de Ativos da Geração. Na ocasião foi avaliado o alinhamento dos processos e ações de Gestão de Meio Ambiente da Usina com os requisitos da Norma.

As usinas Tucuruí e Curuá-Una, no Pará, e Coaracy Nunes, no Amapá, também estão adequadas à Norma e mantêm a Certificação, demonstrando o comprometimento dos empreendimentos com práticas sustentáveis. Durante os dois dias da Auditoria foram verificadas as diretrizes e responsabilidades para a gestão ambiental na Operação, observadas as normas para o atendimento das diversas condicionantes ambientais e as atribuições nas diversas áreas da Empresa envolvidas nos processos, como os setores de Operação, Manutenção Civil, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Treinamento, Aquisição e Suprimento, Monitoramento e Programas Ambientais, Comunicação e Direção e Gerências.

O superintendente de Produção da Geração Hidráulica, Carlos Roberto Boscaini Junior, comemorou o resultado da Auditoria e afirmou que, com ela, a Eletronorte dá mais um passo rumo ao seu objetivo de certificar, até 2023, todas as usinas que compõem a Superintendência – Tucuruí e Curuá-Una, no Pará, Coaracy Nunes, no Amapá, Balbina, no Amazonas, e Samuel, em Rondônia. “Parabéns a todos e todas dos diversos processos. Parabéns a toda equipe de Samuel que, com conhecimento, experiência, competência, dedicação e profissionalismo, não tem medido esforços para atingir os nossos propósitos”, agradeceu.

Conforme o auditor Luiz Deiusti, a ISO 14001 é muito importante para qualquer empresa que desenvolve ações relacionadas ao meio ambiente. “Manter ou renovar essa certificação demonstra que a instituição está cumprindo os requisitos e a legislação ambientais exigidos”, explica.

A Hidrelétrica Samuel manteve a Certificação, conquistada em 2021. Com forte impacto na imagem de empresas e empreendimentos, a Norma ISO 14001 foi projetada para ajudar as empresas a adequar responsabilidades ambientais aos seus processos internos e a continuar sendo bem-sucedidas comercialmente. Ações que permitem prover o crescimento da empresa, por meio da redução do impacto ambiental.