Com o Dia Internacional da Mulher se aproximando, acontecerá em Brasília, durante os dias 7 e 8 de março, o II Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia. O evento será no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, e reunirá cerca de mil mulheres do setor de energias renováveis de todo o Brasil. Entre os temas do encontro terá regulamentação do setor, diversidade, superação, tendências, representatividade feminina, oportunidades, cenário nacional e mundial. Mais informações em https://mulheresdaenergia.com.br/.

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), as mulheres ocupam apenas 32% dos empregos no setor no mundo. No Brasil, ele ainda é permeado por preconceitos de gênero, 64% das profissionais da área já ouviram comentários sexistas e 49% já sofreram discriminação no trabalho por ser mulher, segundo a Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Mesol).

Com uma série de palestras exclusivamente do gênero feminino, o Congresso conta com a curadoria da especialista do setor, Silla Motta, gerente comercial da BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia), que, na ocasião, reúne empresárias, CEOs, engenheiras, advogadas, investidoras, empreendedoras, pesquisadoras, jornalistas, entre demais profissionais do segmento, além de diversas autoridades e representantes de entidades no setor. No dia 8, o coquetel de encerramento com as participantes marca o ponto alto da comemoração do Dia Internacional da Mulher.