A Isa Cteep inaugurou nesta quinta-feira, 23 de março, o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro, recém-energizado na subestação Registro (SP), uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral sul de São Paulo. Estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela nova tecnologia.

Os sistemas de baterias têm 30 MW de potência, que são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas e atuam nos momentos de pico de consumo do litoral sul paulista, durante o verão, como um reforço à rede elétrica. Energizado em novembro do ano passado, no dia 31 de dezembro, às 19h21, já realizou o primeiro peak shaving, ou seja, a primeira descarga de energia armazenada no sistema de transmissão para reduzir o pico de carga e evitar a interrupção no fornecimento.

De acordo com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, com maior inserção das fontes eólica e solar e da geração distribuída, precisaremos cada vez mais da utilização de inovadores recursos de armazenamento como este para o equilíbrio entre oferta e demanda.

Para o diretor-presidente da Isa Cteep, Rui Chammas, os sistemas de armazenamento são considerados a próxima fronteira tecnológica na transição energética, capazes de contribuir com a descarbonização, a descentralização e a digitalização. “A tecnologia é essencial nessa jornada, porque facilita a inserção de fontes renováveis, na medida em que atua na compensação da variabilidade de geração de energia intermitente, o que permite elevar a integração das fontes eólica e solar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, por consequência, reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”.

O executivo afirmou que o Brasil tem potencial para se tornar líder global no desenvolvimento de inovações essenciais para a transição energética. “Embora sejam bastante benéficas, por não emitirem carbono, as novas fontes renováveis não são despacháveis – isto é, não podem ser acionadas a qualquer momento – como as hidrelétricas e as termelétricas. Essa intermitência cria desafios para a estabilidade e a segurança do sistema nacional. Nesse contexto, o nosso papel é ajudar a vencer os desafios com projetos como esse, que representa um marco histórico para o setor elétrico e é mais um passo da empresa rumo à diversificação dos negócios”, conta Chammas.

O sistema de armazenamento de energia em baterias foi uma solução proposta pela Isa Cteep, em apoio aos estudos do planejamento setorial, para evitar o acionamento de geradores a diesel (uso equivalente de 350 mil litros do combustível). A solução, além de menos poluente, não causa o mesmo ruído dos geradores e elimina o transporte de diesel para manter o contínuo abastecimento dos equipamentos, o que também contribui para a descarbonização do sistema. Com isso, em dois anos da tecnologia em operação, será evitada a emissão de 1.194 toneladas de GEE, e a realização de obras em áreas de preservação ambiental, como o Parque Estadual da Serra do Mar.

Para a Isa Cteep, o projeto servirá como laboratório de inovação setorial, com promoção de debates sobre o armazenamento de energia, sobretudo em razão da capacidade de resposta imediata e da elevada flexibilidade operativa das baterias, necessárias à rede de transmissão para reduzir os custos de operação e expansão do sistema, já que a solução pode ser reutilizada em outros pontos do País que precisem de reforço. Além das baterias, o escopo do projeto traz inversores, transformadores, softwares de gestão de energia e sistemas de automação, proteção e controle.

Na avaliação de Chammas, o setor de transmissão desempenha um papel central nessa jornada. “Na Isa Cteep, estruturamos um plano estratégico que impulsiona a geração de valor sustentável e o protagonismo no movimento de descarbonização da matriz elétrica brasileira, o que inclui armazenamento. Estamos preparados para inovar e investir com a finalidade de vencer a distância entre os novos parques de geração renovável, que crescem de maneira célere, principalmente no Nordeste, e os grandes centros consumidores de carga, localizados no sul e no sudeste”, conclui.

Para a operação do sistema de armazenamento de energia, a Isa Cteep recebe Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 27 milhões. O investimento previsto pelo regulador é de R$ 146 milhões. Ambos os valores são referentes a junho de 2021, conforme a Resolução Autorizativa 10.892/2021 da Aneel.

*A repórter viajou a convite da Isa Cteep