Por aproximadamente R$ 1,4 bilhão, a Energisa saiu vencedora do leilão realizado nessa sexta-feira, 31 de março, para aquisição de todo capital social da Companhia de Gás do Estado do Espírito Santo (ES Gás). A licitação foi realizada por meio de um lote único, contendo 493,6 milhões de ações ordinárias e 142,4 milhões de ações preferenciais, ambas sem valor nominal.

A empresa é detentora da concessão para exploração dos serviços de gás canalizado e demais atividades correlatas para a utilização por todo o segmento no mercado consumidor, seja como matéria prima, geração de energia ou outras finalidades, com prazo da concessão até 2045. A atuação acontece nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 74 mil clientes no Espírito Santo.

Com o fechamento da transação, que depende ainda da anuência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Energisa ingressa no setor de distribuição de gás, acreditando ser um vetor para a transição energética no Brasil, conforme afirma em comunicado ao mercado.