A Chesf informou que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA) terá redução gradativa de sua vazão defluente a partir desta quarta-feira, 24 de maio, saindo do patamar atual de 1.900 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 1.500 m³/s na quarta, e em seguida para o patamar de 1.200 m³/s, na sexta-feira, dia 26.

Segundo a companhia, a alteração segue diretriz operativa visando a manutenção do armazenamento de Itaparica em 90% de seu volume útil (%V.U). No momento, o reservatório de Sobradinho acumula 86,92% de V.U. A Usina Hidrelétrica de Xingó continuará a praticar vazões de saída da ordem de 1.100 m³/s.

A Chesf reforça ainda que a situação hidrológica na bacia do Rio São Francisco está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e obedecendo à regulamentação vigente.