A Engie Brasil Energia é uma das vencedoras do Prêmio ECO da Amcham Brasil. O case “Programa Matriz Biodiversidade: a preservação ambiental como estratégia corporativa” foi premiado na categoria Práticas de Sustentabilidade – Sustentabilidade em Processos.

Premiado neste ano, o programa Matriz Biodiversidade foi iniciado pela Engie Brasil Energia em 2016 com o propósito de garantir o mapeamento das oportunidades de conservação e preservação dos biomas onde a Companhia está inserida. O objetivo é identificar espécies ameaçadas, unidades de conservação e áreas prioritárias de proteção próximas aos ativos, além de encontrar stakeholders e parceiros que ajudem a fortalecer estas iniciativas ambientais no longo prazo.

Desenvolvido em fases, o programa é formado pelas etapas de diagnóstico de todos os ativos em operação da Engie Brasil, seguido de estruturação de plano de ações prioritárias de conservação desenvolvidos de forma customizada, uma vez que há diferentes ativos em diferentes biomas com diferentes caraterísticas e necessidades.

Já foram realizados planos de ação para os Conjuntos Eólicos Campo Largo I e II (localizados no bioma Caatinga no estado da Bahia), para a Usina Hidrelétrica Salto Osório (localizada no bioma Mata Atlântica no estado do Paraná) e mais recentemente foi dado foco à Usina Hidrelétrica Miranda (localizada no bioma cerrado no estado de Minas Gerais), sobretudo em função da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Jacob, uma área de preservação com mais de 380 hectares sob responsabilidade da Companhia.