Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Auren Energia registrou assertividade de 68% em um projeto de inteligência artificial. Em parceria com a Aquarela Analytics, a companhia desenvolveu um robô orientado por mais de 50 premissas para auxiliar na formação do preço de energia de curto e médio prazo. Ao todo, o algoritmo já executou mais de 520 operações.

Segundo o VP de clientes e comercialização da Auren Energia, Raul Cadena, o uso da tecnologia abre janelas para o futuro dos negócios e ajuda a ter recursos mais sofisticados para criar produtos e serviços, agregando valor ao portfólio. Ele ainda declarou que a Auren pode oferecer soluções automatizadas com simplificação e inteligência para aqueles clientes que não tem uma área de planejamento energético, mas buscam qualidade, ofertas customizadas e energia limpa.

O uso da inteligência artificial na comercialização dos produtos de energia surgiu da necessidade da mesa de negociações de commodities elétrica em fortalecer as tomadas de decisões, obtendo teses de investimentos para horizonte de curto e médio prazo. Para qualificar o gerenciamento das estratégias, um grupo colaborativo foi criado em parceria com a empresa Aquarela, para o desenvolvimento de uma plataforma capaz de integrar o planejamento energético com a ciência de dados e elevar a eficiência operacional.

A solução promove a análise de diferentes variáveis e realiza um mapeamento setorial avaliando quesitos que envolvem a gestão de riscos e a curva de retorno otimizada, baseada em um indicador que aponta a lucratividade. O algoritmo também gera uma base diária de recomendações para a melhor posição, considerando o menor custo e a assertividade. Além disso, executa processos comparativos para observar a melhor rota de precificação, auxiliando na gestão das métricas e na geração de insights.