O Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou a compra do Pátria Investimentos, por meio da Infraestrutura Brasil Holding XX (IBH XX), do controle da Contour Brasil, esse negócio refere-se aos parques eólicos Chapada do Piauí I, II III e Asa Branca. Os ativos totalizam cerca de 600 MW de capacidade instalada e contam com participação da Eletrobras. Já estão operacionais, com contratos de venda de energia, e serão operados pela plataforma de energia renovável do Pátria, a Essentia Energia.

Segundo o documento das partes enviado ao Cade, a operação está alinhada com o foco do Pátria no aporte e desenvolvimento de projetos de geração renovável no Brasil, enquanto a Contour Global poderá efetuar uma melhor alocação de recursos, fortalecendo seu balanço e direcionando seus esforços para outros países. A primeira transação nesse sentido foi a venda do negócio da Hydro Electric do Brasil em 2023.

China e Brasil

Outra operação autorizada pelo órgão é a compra da participação minoritária de 20% da State Grid International Singapore Private Limited pelo China-LAC Industrial Cooperation Investment Fund, por meio de um veículo de investimento integral denominado Ceiba Green. Segundo as partes, o objetivo do negócio é apoiar indústrias competitivas da China para atender às demandas dos países da América Latina e aumentar a capacidade e a cooperação entre as regiões na fabricação de equipamentos, bem como proporcionar sustentabilidade financeira a médio e longo prazo.

O CLAI Fund é controlado pelo governo chinês, sendo canal de investimentos e desenvolvimento de médio a longo prazo, com foco em oportunidades nos setores de energia limpa, infraestrutura, indústria, energia e mineração, agricultura e cooperação financeira na América Latina, por meio de múltiplas ferramentas de investimento. No Brasil, as companhia detidas pelo fundo, direta ou indiretamente, com controle ou participação de pelo menos 20% do capital social ou votante, atuam na geração e na comercialização de energia elétrica.

A SGBH, por sua vez, atua por meio de subsidiárias no setor de transmissão, com linhas que atravessam 13 diferentes estados brasileiros. É 99,99% detida pela Holdco e controlada, em última instância, pela State Grid Corporation of China, uma estatal chinesa que atua na construção e operação de redes de energia elétrica em diversos países.