Cerca de 16,7 mil clientes da Enel Distribuição São Paulo entregaram mais de 2,6 mil toneladas de resíduos como papel, plástico, metal e vidro em troca de R$ 970 mil em descontos na conta de luz em 2023. O balanço refere-se ao Programa Ecoenel na Grande São Paulo, que possibilitou a economia de mais de 11,8 milhões KWh de energia no período.

O objetivo é que os consumidores passem a adquirir uma consciência ambiental cada vez maior sobre a importância da reciclagem de materiais e que possam economizar nas faturas de energia. Para adesão, basta apresentar a conta da concessionária e um documento com foto em um dos pontos de coleta e receber o cartão Ecoenel. Após o cadastro, os materiais devem ser entregues limpos e pré-separados por tipo, até o ponto de sua preferência.

No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia ou de uma instituição social indicada. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro, e caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

No aplicativo, disponível nas plataformas Android e iOS, é possível consultar bônus, endereços dos ecopontos e o valor de cada resíduo. Mais detalhes sobre o programa também estão disponíveis na área de Sustentabilidade do site da Enel.