A Copel anunciou para 2024 a migração dos seus serviços de Tecnologia da Informação (TI) para a nuvem do Google. A colaboração com o Google Cloud durante os próximos cinco anos possibilitará à Copel uma infraestrutura mais flexível, escalável e segura, permitindo aprimorar a entrega de serviços aos clientes e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Ao migrar para o Google Cloud, a Copel poderá aproveitar todo o potencial de ferramentas avançadas de análise de dados, inteligência artificial e machine learning, agregando valor às suas operações e garantindo maior eficácia na tomada de decisões estratégicas. Um passo significativo para serviços que envolvam, por exemplo, o monitoramento de linhas de transmissão e faixas de servidão, bem como o desempenho de usinas hidrelétricas e eólicas e de linhas de distribuição, além de toda a operação dos medidores inteligentes da Copel, que hoje já estão em 81 municípios paranaenses.

Serviços diretos de atendimento ao cliente, como call center ou o processamento de informações para o mercado livre de energia, também serão impactados positivamente pela incorporação do Google Cloud.