A Isa Cteep recebeu a licença de operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Rio Grande do Sul, para a subestação Caxias Norte, que é uma das maiores subestações de transmissão de energia no Estado, com 195 mil m² de área instalada, sendo 77 mil m² de área energizada. O novo empreendimento integra o Projeto Minuano, que também contemplará a construção de 115 km de linhas de transmissão.

Com 2.700 MVA de potência, a nova subestação contribuirá com o aumento da flexibilidade e a confiabilidade do sistema de transmissão da Serra Gaúcha, assim como a ampliação da disponibilidade de energia e potência para indústrias locais, fomentando o desenvolvimento econômico, tecnológico e social na região.

Arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, realizado pela Aneel, o empreendimento tem Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 48,3 milhões (ciclo 2023/2024). O investimento previsto pelo regulador é superior a R$ 681 milhões e o prazo de entrega é março de 2025. E durante todo o período da obra, será utilizada mão de obra local com previsão de contratação de 1.363 profissionais diretos e indiretos.