Estão abertas as inscrições para o Programa Keep it Local, iniciativa promovida por meio da parceria entre a EDP Renováveis (EDPR) e a Vestas com o Senai-RN. O programa oferece bolsas de estudos no Rio Grande do Norte para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego aos moradores que vivem em zonas de baixa densidade populacional.

O edital do processo seletivo prevê 56 vagas para o curso gratuito de “Assistente operacional de energia eólica”, distribuídas entre os municípios de Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno. Para concorrer a uma vaga no Programa, é preciso ter 18 anos ou mais e ensino médio completo. Outros pré-requisitos estão detalhados no edital. A região foi contemplada nessa edição por abranger inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.

As inscrições são presenciais e sem custos em todos os locais. Em Jandaíra, as inscrições foram efetuadas na sede da Prefeitura, das 9h às 18h, nesta segunda (dia 1º de abril). O calendário segue no dia 02/4, na Comunidade de Tubibau (na Igreja Católica). Já em Guamaré, as inscrições serão realizadas nos dias 03 e 04/4 no CTG – Centro Tecnológico do município).

O curso será ministrado entre os dias 15 de abril e 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional do SENAI no Brasil voltado ao setor eólico.