A Itaipu Binacional e a Organização Latino-Americana de Energia (Olade) assinaram uma declaração de intenções para ampliar a cooperação entre as duas entidades nas áreas de desenvolvimento e integração energética.

O objetivo do documento é fortalecer as ações individuais de Itaipu e Olade por meio de novos projetos, estudos e programas, além da realização de eventos e de outras atividades conjuntas. Estão previstos, ainda, intercâmbio de informações, assistência técnica e transferência de tecnologia, realização de pesquisas, intercâmbio de profissionais para participação de treinamentos e cursos, além da participação conjunta de eventos organizados pelas duas instituições.

O secretário-executivo da Olade, Andrés Rebolledo Smitmans, foi recebido pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, e pelo diretor-geral paraguaio, Justo Irias Zacarias, no Edifício da Produção. Também participaram do encontro o diretor técnico executivo Renato Sacramento e o diretor técnico Hugo Zarate, além de assessores da Itaipu e da Olade.